Em parceria com a AEF e INESC TEC
AECOA lança projeto para agregação da fileira dos Sistemas Avançados de Produção

26-1-2022, Oliveira de Azeméis     1301


A AECOA lançou o seu mais recente projeto, um programa em copromoção com a AEF, tendo como parceiro tecnológico o INESC TEC. Este projeto permitirá caraterizar e desenhar o roadmap estratégico para os Sistemas Avançados de Produção.

O projeto Caraterização AS-IS e Desenho de Roadmap Estratégico para os Sistemas Avançados de Produção (‘SAP 4.0’), que as Associações Empresariais dos Concelhos de Oliveira de Azeméis (AECOA) e de Santa Maria da Feira (AEF) têm em execução, será apresentado na próxima terça-feira, dia 25 de janeiro, pelas 17h45, em formato online.

Este projeto visa a qualificação e agregação da fileira dos Sistemas Avançados de Produção, através do levantamento e diagnóstico inicial da sua maturidade digital e desenho, disseminação e demonstração de um roteiro tecnológico para a Indústria 4.0. Esta fileira agrega os setores de fabricação de máquinas para a indústria, produtos metálicos e componentes para a indústria automóvel.

O ‘SAP 4.0’ alinha diretamente com a Estratégia de Especialização Inteligente da Região Norte, no domínio prioritário Sistemas Avançados de Produção.

A área geográfica de abrangência assenta no Norte e, em particular, na Região do Entre Douro e Vouga (EDV), o que legitima o consórcio destas duas associações empresariais, com sede em Oliveira de Azeméis e em Santa Maria da Feira.

Tecnicidade do projeto requer parceiro diferenciado

Devido aos elevados índices de tecnicidade e de intensidade de conhecimento que são necessários aportar para o êxito do projeto SAP 4.0, a AECOA e a AEF recorreram ao Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência – INESC TEC, através do seu Centro de Investigação (CESE – Centro de Engenharia e Sistemas Empresariais).

A execução do programa será baseada numa metodologia própria deste parceiro tecnológico e de conhecimento, que fará a caraterização dos setores económicos, incluindo a aplicação de um modelo de maturidade digital. Posteriormente, tendo por base a visão e objetivos futuros, bem como a identificação das oportunidades de melhoria definidas anteriormente, será projetada a situação futura, com a definição de um plano estratégico de implementação (Roadmap), que se traduz num plano de ações para implementação numa lógica de melhoria contínua.


imagem topo
PUB