Evento realiza-se nesta quinta e sexta-feira
Jornadas da Educação de S. João da Madeira com perto de mil inscritos na vertente online
Presencialmente, haverá 130 participantes na Casa da Criatividade, respeitando os limites definidos pelas autoridades de saúde face à Covid-19.
Enquadrada nas atividades que assinalam o início do ano letivo em S. João da Madeira, a 12.ª edição das Jornadas da Educação do concelho abre nesta quinta-feira, 2 de setembro, às 9h30, naquele que é o primeiro de dois dias de reflexão entre investigadores, especialistas , docentes e demais profissionais da educação.
Promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, este evento anual decorrerá sob o lema “Educamos para o futuro”, através da análise de temas relacionados com a educação contemporânea, suas complexidades e desafios para o século XXI.
Tendo em conta as restrições impostas pela Covid-19, as Jornadas da Educação realizam-se em regime “híbrido”, ou seja, presencialmente, na Casa da Criatividade e através de uma plataforma online. No primeiro caso, estima-se a presença de 130 participantes, a que se somam cerca de mil através da internet – as inscrições para seguir o evento a distância ultrapassavam já as 980 no início da semana.
“Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e avaliação externa: relação (im)possível?”, “A avaliação como aprendizagem”, “O tempo escolar e o tempo de aprendizagem: potencialidades e riscos da semestralidade”, “Contributos da neurociência na aprendizagem” e “Impacto das emoções no processo de aprendizagem” serão temas em debate, com a ajuda de diversos especialistas.
Esses quatro painéis serão moderados pelos diretores dos Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira e do Centro de Educação Integral, Ana Magda Jorge, Helena Resende, Mário Coelho e Joaquim Valente. Haverá também lugar para o balanço do projeto de organização semestral do ano escolar em S. João da Madeira através da participação de Marta Abelha e Eusébio André, professores auxiliares da Universidade Portucalense.
Painéis de debate no período noturno
À noite, decorrerão momentos de debate especialmente dedicados aos pais e encarregados de educação. Assim, no dia 2 pelas 21h00 decorrerá o painel “Conversas com… Eduardo Sá”, psicólogo e Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra. A moderação será da responsabilidade de Alberto Santos, membro do Conselho Executivo da Confederação Nacional de Associações de Pais.
No dia 3, pelas 21h00, decorrerá o painel “As emoções das crianças: reatar a liberdade”, moderado pela Vereadora da Educação Irene Guimarães e com a participação de Carlos Neto, professor catedrático na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
O programa do evento pode ser consultado na página do Município de S. João da Madeira na internet (www.cm-sjm.pt).