São João da Madeira volta a celebrar um Natal mais ''verde'' e cheio de sabor

2-12-2025, S. João da Madeira     1005


O Veggie Christmas está de volta a São João da Madeira para dois dias repletos de receitas natalícias reinventadas, ideias práticas e sugestões mais saudáveis para juntar à mesa da época festiva. Organizado pela Câmara Municipal de São João da Madeira, em parceria com o Veggie Fest, o festival decorre nos dias 6 e 7 de dezembro, na Oliva Creative Factory. A entrada é livre e gratuita.

2 de dezembro de 2025 – Com showcookings de receitas deliciosas, palestras, workshops, um mercado sustentável, espaços de refeição e ainda espetáculos de dança e concertos, o Veggie Christmas regressa com o mesmo propósito de sempre: levar sugestões de base vegetal para a mesa de Natal, transformando as receitas tradicionais em pratos mais saudáveis e leves, sem nunca perder os sabores típicos da quadra. Promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira, o festival conta com uma programação pensada para toda a família e indicada para todos – não apenas para o público vegetariano ou vegan –, onde a sustentabilidade e o bem-estar são as palavras-chave.

O primeiro dia da 3.ª edição, sábado, 6 de dezembro, começa com uma atividade dedicada aos mais novos: uma aula de yoga para crianças, conduzida por Joana Lima. Segue-se uma palestra com a nutricionista Dra. Márcia Gonçalves, sobre “Alimentos processados: como escolher?”, orientada para escolhas mais conscientes e saudáveis na alimentação diária. Logo após o almoço, às 14h30, tem lugar o primeiro showcooking com uma receita vegan de brownie clássico de Natal, feita por Paulo Araújo, no qual algumas crianças podem participar, ajudando e aprendendo a preparar esta receita natalícia.

Ao longo da tarde de sábado, há ainda lugar para uma conversa sobre os benefícios de uma alimentação plant-based na menopausa, conduzida pela nutricionista Dra. Laila Sultan; e para mais um showcooking, desta vez, protagonizado pela participante do Masterchef Portugal 2023, Chef Bruna Simões – que ocupou o 2º lugar do concurso e que se destacou pelo seu conhecimento e talento na área da cozinha vegana -, onde mostra ao público como preparar um Wellington vegan com redução de vinho do Porto e esmagada de batata. O dia encerra com o concerto dos Andor Violeta, participantes do concurso The Voice Portugal.

A inaugurar a programação de dia 7 de dezembro, está novamente uma aula de yoga, desta vez para adultos, com Sónia Monteiro, professora de Yoga, CEO da escola FreeFlow e proprietária do restaurante SoulFood. Durante a manhã, a Sónia conduzirá ainda a sessão “O que são doces deliciosos e com qualidade nutricional?”, ensinando a preparar doces saudáveis, ideais para a quadra natalícia e para as crianças. À tarde, pelas 14h30, decorre um showcooking com workshop infantil, conduzido por Gabriela Oliveira – autora de livros de cozinha vegetariana -, onde o público é convidado a assistir à preparação de versões vegan de doces clássicos de Natal, enquanto os mais novos podem ajudar na preparação e decoração das receitas.

Já às 16h00, e para tocar em todos os pontos de uma alimentação saudável, incluindo aquilo que bebemos, o Dr. André Amorim conduz uma palestra sobre Sustentabilidade e Saúde: “A água que bebe, dá ou tira saúde?”, explicando os benefícios da água alcalina ionizada e esclarecendo dúvidas sobre alimentação vegetariana e os seus impactos ambientais. Segue-se o último showcooking do fim de semana, com a entrada gourmet “Natal com sabor a Mar: Cenoura Fumada e molho sem sapateira”, uma sugestão da Chef Diana Dias para dar início a ceia de Natal.

Para encerrar a 3ª edição do Veggie Christmas da melhor forma, haverá uma atuação do Conservatório de Dança do Norte pelas 19h00, seguida de um concerto de Natal com os Primavera Musical.

Distribuído pelos amplos espaços da Oliva Creative Factory, o Veggie Christmas tem ainda um mercado ecológico, com dezenas de marcas de alimentação vegan e de lifestyle sustentável. O mercado apresenta uma vasta seleção de produtos vegan e sustentáveis, incluindo pastelaria tradicional de Natal, comida asiática e internacional, street food e pratos típicos portugueses em versão vegetal, assim como artigos de joalharia e bijuteria, brinquedos de madeira, cosmética natural e vegan, velas aromáticas, padaria, livros, ecobags e peças de roupa – permitindo aos visitantes antecipar as suas compras de Natal com foco em escolhas mais originais e conscientes. Além disso, o festival recebe um expositor com produtos sem glúten, fabricados pela própria marca, abrindo também portas à comunidade celíaca.
v O espaço conta também com uma praça de alimentação com várias opções para almoço e jantar, e uma zona infantil com atividades para crianças (de utilização livre e sem supervisão).
v O Veggie Christmas acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, das 11h00 às 21h00, na Oliva Creative Factory, em São João da Madeira. A entrada é livre e gratuita.  


imagem topo
PUB