Contacto estreia “Casa de Bonecas” de Henrik Ibsen
No encerramento da XXXI edição do Festival de Teatro de Ovar – Festovar 2024, este ano dedicada a Manuel Ramos Costa, a Contacto vai apresentar em estreia “Casa de Bonecas” de Henrik Ibsen com encenação de Pedro Damião.
A casa é o espaço onde trabalhamos (tão bem) o desespero. O quarto, onde limpamos lágrimas. A sala, espaço comum, onde representamos.
No tempo em que se encontra, num mundo onde as mulheres ainda se debatem por papéis sociais relevantes e pela Igualdade, Nora vê-se aprisionada numa representação que não é sua, com um corpo que não é seu e, em cada passo que dá, é guiada por um argumento que não escreveu.
Falta-lhe aquilo que só lhe aparece em sonhos, mas que logo pela manhã esquece ou tenta esquecer: ser verdade. Não sabe que não está só. Mas há que ser alguém, a primeira alguém. Alguém que faça história.
Aqui, neste palco, encontra-se a melhor forma de se ser livre; há que forçar o milagre e embarcar numa jornada perigosa, desafiando as convenções sociais e questionando o seu próprio papel.
Mas será que, ao assumir o papel de atriz da sua própria vida, ela poderá finalmente encontrar a verdade e a liberdade que tanto anseia?
Esta peça é tida como uma das obras mais influentes do teatro moderno e um símbolo do movimento feminista, foi escrita em 1879 pelo dramaturgo Henrik Ibsen visto por muitos como o pai do teatro moderno, e foi considerada revolucionária porque desafiou a estrutura tradicional do drama romântico, dando voz às questões sociais e políticas da sua época.
A peça será apresentada no sábado dia 23 de novembro, às 21H45 na Casa da Contacto e tem reposições previstas para sexta-feira dia 29 e sábado dia 7 de dezembro à mesma hora.