Encontro marcado com o mundo da ilustração
15º Encontro Bienal de Ilustração de S. João da Madeira, de 25 de novembro a 1 de dezembro

20-11-2024, S. João da Madeira     328


“+ 1,5 oC e Perdemos o Azul” é o tema escolhido para esta edição, tendo servido de desafio para o habitual concurso de ilustração que contou com a adesão de cerca de 90 participantes de 17 diferentes nacionalidades: Portugal, Brasil, Moçambique, Luxemburgo, Suíça, Venezuela, Rússia, Espanha, Cuba, Itália, Estónia, India, Ucrânia, França, Argentina, Angola e Afeganistão.

Os 12 finalistas serão hoje conhecidos e os seus trabalhos integrarão uma das 30 exposições patentes nesta edição. Os três premiados serão divulgados a 29 de novembro. Partindo do tema proposto, a Bienal apresenta um programa desafiador, provocativo e comovente, assumindo o objetivo de usar a arte em geral e a ilustração em particular para inspirar as mudanças que tardam mas não podem falhar... pois não há plano B para o nosso planeta! “Diante das mudanças climáticas e crises ambientais, mas também sociais, culturais e políticas é urgente mudar e dar início à construção coletiva de um futuro sustentável, inclusivo e, simultaneamente, belo. Os agentes dessa mudança somos todos e cada um de nós. E a arte pode e deve ter uma função mobilizadora.

Foi desta forma que pensamos na edição deste ano, usando alguns dos melhores exemplos da ilustração de hoje para parar para pensar e começar a agir.”, diz Rodolfo Andrade, Presidente da Junta da Freguesia de São João da Madeira, entidade que organiza esta iniciativa de promoção da ilustração há 15 anos, com o apoio institucional da Câmara Municipal entre outras parcerias com diversos agentes locais. Provocar o contacto com as várias formas que a ilustração pode assumir sublinhando o seu poder para nos transportar para o plano da imaginação e da criatividade e, dessa forma, poder cumprir um papel aspiracional e livre apto a mobilizar o mais diversos públicos para causas tão importantes como a criação de públicos para a cultura e, simultaneamente, a urgente defesa do nosso planeta por todos é o propósito da programação desenvolvida para a segunda edição da Bienal de Ilustração de São João da Madeira (EBIS) que agora se apresenta, e que reforça e amplifica a visão iniciada na última edição com a curadoria da autora, editora e livreira Adélia Carvalho, numa edição especialmente marcada pelo envolvimento da comunidade local e cultural nos conteúdos, e pelo desenvolvimento de conteúdos pensado para os mais diversos públicos. É assim que, a par das 30 exposições de ilustração onde será possível apreciar o trabalho de mais de 45 ilustradores de sete nacionalidades - Irão, Portugal, Alemanha, Itália, Suíça, Espanha, França – e que estarão patentes nos Paços da Cultura e na Torre da Oliva, esta edição conta ainda com um programa especificamente destinado a toda a população escolar do município, masterclasses pensadas para públicos mais especialistas, oficinas com as mais variadas técnicas de ilustração abertas a públicos de todas as idades, apresentação de livros, sessões de cinema de animação, mercados de rua, teatro, música, intervenções artísticas e animação de rua.

Concerto Ilustrado com Mafalda Veiga e o ilustrador Sérgio Condeço

O Concerto Ilustrado deste ano terá como convidados Mafalda Veiga e o ilustrador Sérgio Condeço, encerrando o programa desta edição às 17:00 do dia 1 de dezembro. Mafalda Veiga trará consigo o seu novo espetáculo, com canções de todos os seus álbuns anteriores e canções que integram o seu mais recente EP, “Geografia Particular”. Um espetáculo único, especialmente criado para este Encontro, que liga os universos da música e da ilustração, propondo uma viagem ilustrada por Sérgio Condeço pelo processo criativo da cantora e da procura do “tom” de cada um dos lugares onde escreveu as suas canções e que o público guarda em cada lugar seu.

Envolvimento da comunidade

Este ano o Encontro reflete de forma clara o objetivo de envolvimento da comunidade local, como se pode constatar desde logo pela parceria estabelecida com a iniciativa Novembro Jazz atualmente a decorrer, e na qual a ilustração marca presença em dois palcos informais, e também com a presença do grupo de Teatro local, “Palco Tagarela” que nos trará uma peça de teatro no sábado, dia 30, ao final da tarde. A destacar também as iniciativas dirigidas à comunidade escolar, definidas com o objetivo de evidenciar junto deste público a importância dos atos individuais na efetiva garantia de um futuro ambiental e socialmente mais sustentável para o nosso planeta! Com este intuito estão previstas iniciativas dirigidas a toda a comunidade escolar de São João da Madeira, desde o pré-escolar ao 12.o ano, sob o mote geral “Faz a (tua) parte!”, e cujo resultado poderá ser visto no decorrer da Bienal.


imagem topo
PUB