Humor e cinema com mais de 2000 participantes
Município promove iniciativas alusivas ao Dia Mundial da Criança

29-5-2024, S. João da Madeira     1598


Numa organização da Câmara Municipal de S. João da Madeira, as crianças do concelho vão viver momentos diferentes a propósito das comemorações do Dia Mundial da Criança.

Assim, as crianças do 1.º ciclo do ensino básico foram convidadas a participar numa sessão especial do festival “Gargalhão”, intitulado “Gargalhão Kids”.

Há 8 edições que o evento leva pequenas performances de humor às escolas. Este ano, o comediante João Seabra, o boneco Sidónio e mais uns quantos amigos (a ovelha, o abutre, etc.) prepararam um espetáculo especial para as crianças das escolas de S. João da Madeira.

Agendadas para segunda-feira, dia 3 de junho, na Sala de Fornos da Oliva Creative Factory, serão três sessões que prometem muita diversão com as tropelias e brincadeiras desses divertidos bonecos. espera-se a participação de cerca de 1350 alunos e alunas e respetivos acompanhantes, de todas as escolas das redes pública e privada do concelho.

Para a educação pré-escolar está reservada uma sessão especial de cinema infantil. Assim, estão agendadas seis sessões do filme “Galilebre e o templo perdido” no CinePlace do Centro Comercial 8.ª Avenida, nos dias 4 e 5 de junho. Está prevista a participação de 916 crianças, e respetivos docentes e não-docentes, de todos os jardins-de-infância das redes pública e privada.

Recorde-se que em Portugal, o dia das crianças é festejado em torno no dia 1 de junho. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.

Nesse dia, os estados-membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.


imagem topo
PUB