Festival organizado pelo Município de S. João da Madeira
Poesia à Mesa celebra em março os 50 anos de Abril
Programa tem início nesta sexta-feira, 1 de março.
De 1 a 21 de março, o Festival Literário Poesia à Mesa está de regresso à cidade de S. João da Madeira, para a sua 22.ª edição. Organizado pela Câmara Municipal, o evento propõe-se evocar o 25 de Abril, neste ano em que se assinala o 50.° aniversário da Revolução dos Cravos.
Assim, será homenageada a poesia de resistência contra o regime do estado novo, através das palavras de seis autores: Ary dos Santos, Fernando Assis Pacheco, Manuel Alegre, José Fanha, José Jorge Letria e Maria Teresa Horta.
O programa ficará marcado também pela participação de dois grandes intérpretes do panorama musical português - Fernando Tordo e Paulo de Carvalho - que deram a voz a temas indissociáveis de Abril, como, respetivamente,“Tourada”, com letra de Ary dos Santo, e “E depois do adeus”, que foi senha do 25 de Abril.
Outro dos convidados é o ator e encenador André Gago, que integrará a “Peregrinação Poética”, o maior momento de envolvimento comunitário do festival, no qual vão participar igualmente oito grupos da cidade e o autor e performer Paulo Condessa, que volta a ser um dos comissários do evento, juntamente com o poeta José Fanha.
Ao longo do festival, a poesia irá ao encontro do público através de ações em locais e contextos inusitados, como restaurantes, fábricas, autocarros, mercado municipal, escolas, para além dos equipamentos culturais da cidade e do espaço público.
Referência também para a “Retrospetiva do Festival Literário Poesia à Mesa (2003-2023)”, uma exposição que estará patente na Biblioteca Municipal, em cujo site (www.biblioteca.cm-sjm.pt) é possível consultar a programação do evento, também acessível nas redes sociais do evento.