No dia 21 de outubro
Centro de Arte Oliva celebra 10.º Aniversário, com a presença do Ministro da Cultura

20-10-2023, S. João da Madeira     1551


O Centro de Arte Oliva (CAO) foi criado em 2013 pelo Município de S. João da Madeira, como uma instituição orientada para a arte moderna e contemporânea. Alberga desde o início duas relevantes coleções privadas – a Coleção de Arte Contemporânea Norlinda e José Lima e a Coleção de Arte Bruta Treger/Saint Silvestre, que através do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido se tornaram públicas, estudadas e preservadas.

Os 10 anos do CAO vão ser celebrados este sábado, dia 21 de outubro, com um amplo programa de inauguração de exposições e atividades, que será antecedido, às 16h00, pela cerimónia formal comemorativa do 10.º aniversário, a realizar na Sala dos Fornos, na Oliva Creative Factory, com a participação do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Contribuindo ativamente para o acesso, desenvolvimento e diversidade artística nacional, o CAO tem conquistado reconhecimento, não só do público como da comunidade artística e institucional, sendo membro da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, da Acesso Cultura e NEMO (Network of European Museum Organizations).

Após a cerimónia formal do 10º aniversário, que decorrerá na Sala dos Fornos, as comemorações passam para as instalações do CAO, também localizadas na Oliva Creative Factory, onde vão decorrer, a partir das 18h00, inaugurações de exposições, nomeadamente, "A Revolução na Noite", com curadoria Ana Anacleto, "Jaime Fernandes nas coleções do Centro de Arte Oliva" e "Matéria Impressa", esta última reunindo publicações de projetos editoriais criados em Portugal por artistas, designers, editoras e instituições artísticas.

No dia 21 de outubro, a festa de aniversário do CAO prossegue até às 23h00, incluindo ainda Dj sets. O programa, que conta com o apoio da Fundação Millennium BCP, continuará a 22 de outubro, com oficinas e visitas gratuitas às exposições patentes. Para saber mais, consultar o site https://centrodearteoliva.pt/.


imagem topo
PUB