Casa da Criatividade comemora o seu 10º aniversário

14-6-2023, S. João da Madeira     715


Vibrações, música, hologramas, cores e muita criatividade são os temas exploratórios do programa do presente aniversário.

Na passada segunda-feira, dia 12 de junho, deu-se a inauguração das comemorações do 10º aniversário da Casa da Criatividade. A abertura do programa, ocorreu precisamente na instituição cultural sanjoanense, pelas 11h. Esteve presente o grupo responsável pelas instalações interativas, os NOISERV, uma turma do 1º ciclo e o presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira.

Ao longo da manhã do dia 12 de junho, o grupo NOISERV, deu início à celebração do aniversário da Casa da Criatividade, através de demonstrações das suas instalações interativas, intituladas “Nas tuas mãos”, espalhadas por todo o edifício. Uma das demonstrações foram a vibração e energia que são capazes de passar de um ser humano para outro.

Tal como na primeira paragem do percurso interativo, a ideia na segunda demonstração era comprovar a importância do toque e as várias coisas que faz acontecer. O desafio era fazer um piano, mas em que a pessoa para tocar no piano, tivesse a tocar em objetos integrantes do teatro e estes passam por uma pala de um projetor, um microfone, ou até mesmo, uma chave de boca.

Para os mais pequenos, foram ainda apresentados três laboratórios. Um deles tem como propósito dar a conhecer padrões vibratórios, isto é, os mais pequenos podem aprender que a música gera vibrações. O seu objetivo é brincar com as texturas e perceber o que a música faz e que vibração a música gera. É utilizada para tal uma coluna de som com uma chapa por cima, a colocação de especiarias, como manjericão e caril, bem como arroz.

O segundo laboratório, servia de demonstração de como é possível a produção de um holograma com poucos recursos. Já o último laboratório tinha como foco as cores, para que as crianças conseguissem vê-las e ver as suas misturas. Para tal, existiam três projetores com as cores principais e a mistura do RGB, isto é, Vermelho, Verde e Azul, (Red = Vermelho, Green = Verde e Blue = Azul). A inauguração deu-se por concluída com o cantar dos parabéns à Casa da Criatividade, com direito a bolo.

Sofia Freire


imagem topo
PUB