PUB
Site Logo
Site Logo

São João da Madeira
Tecnologia Mecatrónica há 10 anos com empregabilidade a rondar os 100%

5-9-2022, S. João da Madeira     496


Foi há mais de 10 anos que ao abrigo de um Acordo de Cooperação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, e com o imprescindível apoio da Câmara Municipal de São João da Madeira, da Sanjotec - Parque de Ciência e Tecnologia e do tecido empresarial da região, que a ATEC começou a desenvolver, nas instalações da Sanjotec, cursos de especialização tecnológica com vista a suprir as necessidades de técnicos qualificados da indústria da região.

O sucesso de todas as edições até à data está bem patente nas taxas de empregabilidade dos formandos a rondar os 100%, tendo a grande maioria sido integrada em empresas da região. São resultados que deixam as entidades envolvidas com o sentimento de missão cumprida.

Nos últimos anos 10 anos, a aposta da ATEC e da SANJOTEC tem sido no Curso de Especialização Tecnológica em Tecnologia Mecatrónica, por forma a colmatar as necessidades de técnicos especialistas na área da Mecatrónica Industrial. Durante a formação, os formandos adquirem competências nas áreas de projeto, planeamento, fabrico e manutenção, integrando tecnologias de mecânica, eletrotecnia, eletrónica, automação e robótica, com vista ao desenvolvimento de produtos, sistemas e processos melhorados, conducentes a um aumento da qualidade e produtividade.

Para Paulo Peixoto, Diretor da ATEC para a Região Norte, “o sucesso deste curso assenta, por um lado, na sua forte componente prática de cariz técnico, orientada para as reais necessidades da indústria, por outro, a interligação com as empresas da região e o seu apoio e envolvimento no desenvolvimento do curso, o que se traduz nas elevadas taxas de empregabilidade dos nossos formandos. O trabalho que temos vindo a desenvolver em São João da Madeira é efetivamente formar com a Indústria e para a Indústria.”

Os Cursos de Especialização Tecnológica são cursos de formação pós-secundária que, embora orientados para o mercado de trabalho, permitem o prosseguimento de estudos para o Ensino Superior. Face aos Protocolos estabelecidos com várias Instituições de Ensino Universitário e Politécnico, conferem créditos para Prosseguimento de Estudos Superiores nessas Instituições, caso se candidatem para frequência dos correspondentes cursos a que foram atribuídos créditos.


imagem topo
PUB