PUB
Site Logo
Site Logo

Profissionais de saúde da Guiné-Bissau realizam estágios no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

5-9-2022, Região     488


Durante 6 meses, sete médicos e uma enfermeira da Guiné-Bissau realizaram com êxito o plano de estágios, de formação de pessoal clínico, no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), para aquisição de competências e partilha de conhecimento no tratamento aos doentes.

Em nota de agradecimento enviada ao CHEDV, a secretária de Estado da Saúde da Guiné-Bissau, Maria de Fátima Vieira, afirma que "o nosso foco, enquanto governantes é de promover ações positivas capazes de criar a confiança dos parceiros na qualificação dos nossos técnicos de saúde com vista ao desenvolvimento do Sistema da Saúde guineense". Enaltecendo o “êxito” deste ciclo de estágios, a governante guineense agradece a todos os profissionais do CHEDV que se envolveram no acolhimento e formação dos profissionais da Guiné-Bissau e manifesta a intenção de dar continuidade à colaboração existente. A esse respeito,estão já a decorrer contactos para a chegada de mais cinco profissionais médicos e cinco profissionais enfermeiros em data ainda a acordar.

Os estágios realizados pelos oito profissionais de saúde, decorrem do programa de cooperação assinado em 2021 na visita do ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Dionísio Cumbá ao CHEDV, que identificou na formação de pessoal clínico, através da disponibilização de estágios a profissionais guineenses no CHEDV e da deslocação de profissionais do CHEDV à Guiné-Bissau, para formação presencial uma das principais prioridades da cooperação. O presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, realça a importância que a instituição atribui, “seja directamente recebendo profissionais de saúde do espaço PALOP, seja mesmo na disponibilização de profissionais da instituições para integrarem missões humanitárias”.


imagem topo
PUB