PUB
Site Logo
Site Logo

Grande Rota Montanhas Mágicas apresenta percurso circular com 280 quilómetros

1-7-2022, Arouca     671


A sessão de abertura contou com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, dos presidentes de todas as autarquias envolvidas, e dos mais altos representantes da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, do Turismo do Centro de Portugal, do Turismo de Portugal e, também, de vários especialistas.

Foi hoje apresentada o GR60 – Grande Rota Montanhas Mágicas, um percurso circular com 275km na vertente pedestre, e 280km na vertente de BTT.
Trata-se de um percurso circular, ciclável e pedestre, de aproximadamente 280 quilómetros, que liga inúmeros locais de grande beleza e interesse natural, patrimonial, histórico e cultural. E que uniu sete municípios (Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Castro Daire, Sever do Vouga e Cinfães) e várias entidades nacionais num desígnio comum, que muito vai valorizar – e não só do ponto de vista turístico e económico - um território abraçado pelas serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, assim como os vales dos rios Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira.

O trajeto contempla a Grande Travessia de BTT dividida em oito etapas (dimensionadas para ser completadas a uma média de uma por dia, por praticantes habituais, dependendo do ritmo conseguido e da aptidão física na modalidade) e o circuito pedestre em 14 segmentos (que podem ser finalizados em 14 dias).

Está devidamente sinalizado e possui vários pontos de apoio ao longo de todo o percurso, estando dotado das condições necessárias à prática das disciplinas para as quais foi pensado, inclusive na promoção de práticas ambientais responsáveis.


imagem topo
PUB