PUB
Site Logo
Site Logo

15 de junho, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira
Conferência ''Nova Rota da Seda: Património, turismo, economia''

8-6-2022, S. João da Madeira     461


No próximo dia 15 de junho, às 21h30, cumpre-se o terceiro momento do “Ciclo Mandarim: Literatura, Património e Tradições”, com a realização da conferência “Nova Rota da Seda: Património, Turismo, Economia”, na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, em S. João da Madeira.

Esta conferência, com entrada gratuita, pretende proporcionar uma abordagem sobre o posicionamento estratégico da China no mundo, na sua dimensão socioeconómica e política, tendo por base a revitalização dos antigos trajetos terrestres e marítimos da Rota da Seda.

O orador convidado é Jorge Tavares da Silva, Professor de Ciência Política na Universidade de Aveiro e na Universidade de Coimbra, que realizará a intervenção “A Iniciativa Chinesa ‘Uma Faixa, Uma Rota’: Novos Rumos, Novas Oportunidades”.

Nesta sessão, serão transmitidas ainda a visão e a experiência de S. João da Madeira em termos de práticas associadas aos circuitos industriais e lugares de memória, como exemplos das novas oportunidades de desenvolvimento económico dos territórios, através de rotas turísticas.

Este será o tema da intervenção de Alexandra Alves, Chefe da Unidade de Turismo da Câmara Municipal de S. João da Madeira, que falará sobre o papel dos circuitos turísticos no desenvolvimento dos lugares de memória de natureza comercial.

“Turismo Industrial: Entre memórias e desenvolvimento económico” é o título desse segundo momento desta conferência inserida no ciclo temático dedicado ao mandarim e à cultura chinesa, que decorre, ao longo deste ano, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, em articulação com o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro.


imagem topo
PUB