PUB
Site Logo
Site Logo

''Toucados e Cerimónias'' e ''A verdade dói''
Exposições dos museus de S. João da Madeira patentes em espaços culturais de Gaia e Coimbra

13-4-2022, S. João da Madeira     586


No Solar Condes de Resende, no Concelho de Vila Nova de Gaia, e no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, abriram ao público exposições itinerantes originárias, respetivamente, do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado, equipamentos culturais do Município de S. João da Madeira.

"Toucados e Cerimónias” pode ser vista no Solar Condes de Resende, reunindo mais de seis dezenas de chapéus e toucados utilizados pela sociedade portuguesa, ao longo dos séculos XX e XXI. A este propósito, lê-se no site do Município de Gaia que “os acessórios de cabeça tiveram, desde sempre, um grande protagonismo na moda e na sociedade”, constituindo símbolos de estatuto social, elementos identitários ou peças de glamour.

"A verdade dói" é o título da exposição-instalação patente no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, que resulta de uma parceria entre o Museu do Calçado e a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR). Tendo por base um percurso pontuado por sapatos cor de sangue, procura-se contar aos visitantes a história de mulheres vítimas de violência, sensibilizando o público para esta temática.

A exposição "Toucados e Cerimónias” fica patente ao público no Solar Condes de Resende até ao próximo dia 3 de junho. Já "A verdade dói" pode ser visitada no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha até 8 de maio, numa iniciativa da Direção Regional de Cultura do Centro.


imagem topo
PUB