Executivo ausculta produtores arouquenses do setor agropecuário

5-4-2022, Arouca     593


Face ao crescente escalar das dificuldades que se fazem sentir no setor agropecuário a nível nacional, o executivo municipal esteve de visita, esta quinta-feira, dia 31 de março, a seis explorações pecuárias do concelho, para ouvir as preocupações dos produtores arouquenses de leite e gado, numa iniciativa conjunta com a Cooperativa Agrícola de Arouca e a Associação de Agricultores de Arouca.

Desde o aumento do custo de bens essenciais à prática corrente da atividade, como por exemplo o gasóleo, as rações ou os adubos, sem que se reflita num aumento proporcional dos preços de venda da carne e do leite em benefício do produtor, à escassez de palha em virtude da falta de chuva que assolou o território nacional nos últimos meses, os problemas apontados pelos produtores são comuns. De fora não ficaram outras dificuldades sentidas como os longos processos de licenciamento das explorações pecuárias ainda em curso ou a burocracia associada à obtenção de apoios que permitam dar continuidade à atividade no setor.

“Do balanço possível no âmbito desta visita a seis explorações pecuárias em diferentes freguesias do nosso concelho, concluímos que as maiores dificuldades com que estes produtores se defrontam hoje em dia são transversais independentemente se falamos em produção de leite, de carne arouquesa ou de outras raças. O aumento exponencial das matérias primas veio colocar em situação deliciada alguns dos nossos agricultores e é necessário tomar medidas e fazer chegar a quem governa o país as dificuldades sentidas por quem está no terreno”, realçou a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, que pretende fazer chegar os problemas com que o setor se depara aos representantes do recém-empossado XXIII Governo de Portugal.

O executivo, com a colaboração da Cooperativa Agrícola de Arouca e da Associação de Agricultores de Arouca, irá ainda analisar a possibilidade de serem definidas ações de apoio municipais ao setor agropecuário.


imagem topo
PUB