Município de Arouca assinala festejos do Carnaval 2022

18-2-2022, Arouca     846


Sem desfiles e nem bailes de máscaras, mas não menos folião do que manda a tradição. Assim será o Carnaval em Arouca, onde a alegria e a sátira são rainhas da festa, que volta este ano às ruas com contenção, mas fazendo cumprir as velhas tradições do Entrudo, entre 20 de fevereiro e 1 de março.

É a dar destaque às atividades de cariz mais tradicional que arranca a programação carnavalesca em Arouca, já no próximo domingo, dia 20, com a Associação Comissão de Melhoramentos de Souto Redondo a dinamizar o levantar do Velho do Entrudo. Diz a sabedoria popular que “quanto maior a virilidade do Velho do Entrudo, maior a festança local”. O início da atividade está previsto para as 15h30, neste lugar da freguesia de Urrô, que será palco também da Queima do Velho, no Dia de Entrudo.

Na Biblioteca Municipal, as atividades serão dirigidas a outros públicos, com a edição carnavalesca da Escola de Mestres e o Ateliê “Geomáscaras”, em agenda, a 24 e 28 de fevereiro, respetivamente. A participação nas atividades é gratuita e carece de inscrição prévia obrigatória.

Imbuídos no espírito carnavalesco, também os agrupamentos de escolas de Arouca e Escariz celebram esta época festiva. A comunidade escolar dos jardins-de-infância e escolas básicas do 1.º e 2.º ciclos desenvolve, durante o mês de fevereiro, uma atividade que convida alunos e encarregados de educação a darem nova vida a materiais, reutilizando-os na construção de máscaras de Carnaval. Esta dinâmica artística terá como resultado uma instalação artística a ser apresentada em local público.

Carnaval 2022 | Programa
20 fevereiro (domingo)


15h30. O levantar do Velho do Entrudo
Associação Comissão de Melhoramentos de Souto Redondo
Souto Redondo, Urrô

24 fevereiro (quinta-feira)

14h30-15h30. Escola de Mestres – Carnaval (1)
Biblioteca Municipal de Arouca

28 fevereiro (segunda-feira)

10h30 / 14h30. Ateliê “Geomáscaras” (2)
Biblioteca Municipal de Arouca

01 março (terça-feira)

15h30. Queima do Velho
Associação Comissão de Melhoramentos de Souto Redondo
Souto Redondo, Urrô
(1) Destinado à comunidade geral e frequentadores do projeto “Idade Maior” do Espaço Sénior. Participação gratuita.

(2) Destinado a crianças dos 6 aos 10 anos. Participação gratuita mediante inscrição prévia obrigatória através do telefone 256 940 400 ou do email biblioteca@cm-arouca.pt


imagem topo
PUB