Formação pioneira em Ilustração Científica da UA com candidaturas abertas

23-6-2021, Região     494


O Curso de Formação em Ilustração Científica (CFIC), no Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro (UA), é um curso único e diversificado e uma formação certificada, com a duração de um ano letivo. O CFIC capacita os formandos com treino intensivo na área da Comunicação de Ciência e, mais especificamente, no âmbito da Ilustração Científica. As candidaturas prolongam-se até 30 de julho. Os formados têm desenvolvido trabalho de âmbito nacional e internacional, premiado em vários casos.

O CFIC, sob a coordenação de Fernando Correia, professor do Departamento de Biologia da UA, é um curso de formação profissionalizante que tem como objetivo formar alunos especializando-os no domínio da Ilustração Científica. As unidades comunicacionais (ilustrações) criadas por ilustradores científicos contribuem para a eficaz disseminação e/ou divulgação do conhecimento científico entre cientistas e o grande publico.
Este curso, que habitualmente se realiza de outubro a junho, é dirigida a quem, licenciado ou não, queira abraçar um novo desafio e tenha a motivação para aprender o máximo possível dentro das variadas vertentes do desenho biológico, arqueológico e/ou paleontológico (http://www.ua.pt/formacao/PageText.aspx?id=16361), sejam em técnicas clássicas (lápis de grafite, pó-de-carvão,  tinta-da-china, lápis de cor, aguarela, guache, acrílicos, tintas alquídicas, outras) e/ou digitais (vetorial e raster 2D, 3D).

Com um muito diversificado e competente corpo de docentes, de renome nacional e internacional, o CFIC aposta na construção progressiva do conhecimento e de competências, segundo um plano de estudos estruturado em 10 disciplinas. Nelas se abordam as temáticas principais da Biologia (Botânica e Zoologia, numa introdução aos conceitos básicos deste campo da Biologia), os principais domínios da Ilustração Científica que mais eco têm no mercado de trabalho (ilustração botânica, zoológica, micológica e, ainda, uma aproximação à ilustração arqueológica e paleontológica de grandes vertebrados).

No final deste curso essencialmente prático, cada aluno avaliado poderá receber um Certificado de Frequência com Aproveitamento e fica capacitado com 60 ECTS, que poderão ser utilizados em outras formações no Ensino Superior.

Mais informação sobre as candidaturas ao CFIC:  https://www.ua.pt/pt/formacao/cfic_procedimentos


PUB

zibiz.net