Site Logo

Estrutura de monoblocos otimiza serviços no Hospital de Ovar

5-4-2021, Ovar     572


A Unidade de Aprovisionamento e Património do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar, que funcionava há vários anos em espaço exíguo, está agora instalada numa moderna estrutura de monoblocos. Esta nova estrutura permitiu ainda que o armazém da instituição hospitalar adquirisse configuração e espaço mais adequados aos novos tempos.


“O facto de sermos um hospital pequeno obriga-nos a um esforço constante de adaptação para encontrarmos as melhores soluções que garantam maior operacionalidade e segurança nestes tempos de grande exigência”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, para quem a própria pandemia antecipou alguns dos projetos há muito pensados.

“Um dos casos era, precisamente, a Unidade de Aprovisionamento e Património que carecia de espaço, os seus gabinetes encontravam-se sobrelotados e as condições estavam dia-a-dia desajustadas às necessidades”, explica, sublinhando que a intervenção teve dois objetivos: “por um lado, conquistar espaço para os serviços administrativos permitindo um maior distanciamento entre os elementos da equipa; por outro lado, permitir que o armazém do hospital seja mais funcional, ao mesmo tempo, que liberta espaço nas instalações até então utilizadas para a instalação e/ou ampliação de outros serviços, também eles pressionados, como é o caso da Unidade de Hospitalização Domiciliária, Farmácia e Informática”.

Os monoblocos reúnem “excelentes condições”, estando equipados com ar condicionado "permitindo aquecer as salas no inverno, ou refrescá-las durante o período de verão”, segundo Luís Miguel Ferreira, que salienta que “a qualidade e a dignidade das instalações vêm permitir que o HFZ-Ovar cresça”.

“Num hospital pequeno e com investimentos limitados como o nosso, temos que ser permanentemente criativos para ganhar espaço e aumentar a eficiência e eficácia da nossa resposta”, remata Luís Miguel Ferreira.


PUB

zibiz.net