Site Logo

No Dia Mundial do Teatro, o município de S. João da Madeira lançou livro comemorativo do Festival de Teatro de S. João da Madeira

29-3-2021, S. João da Madeira     587


Com 360 páginas, esta edição municipal inclui testemunhos de encenadores e atores, fotografias, sinopses das peças e a imagem gráfica do evento em cada um dos anos, para além de outros conteúdos.

Dia Mundial do Teatro, a Câmara Municipal de S. João da Madeira lança livro comemorativo do Festival de Teatro de S. João da Madeira, abordando a história do evento desde a sua primeira edição, contando como nasceu e como tem crescido ao longo dos anos.

A publicação inclui um texto da Ministra da Cultura, Graça Fonseca. “Em São João Madeira, uma iniciativa que partiu da comunidade escolar projetou-se e ganhou dimensões, tornando-se um dos fatores distintivos do Concelho e um acontecimento cultural por qual todos nós esperamos, ano após ano”, escreve a governante.

Por seu turno, o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, realça que “o festival de teatro de S. João da Madeira já pode ser considerado, com toda a propriedade, património imaterial do nosso concelho”. No entanto, “faltava registá-lo para memória futura”, acrescenta o autarca, apontado que esse é precisamente o objetivo do livro que agora é lançado.

Na génese do evento, cuja primeira edição é de 2007, está o “Espaço Aberto”, projeto cultural da Escola Secundária Dr. Serafim Leite. Desde então “grupos locais e nomes consagrados das artes de palco têm feito parte deste festival de teatro, promovendo a cidade no panorama cultural da região e do país e mostrando que cada edição é um desafio que se impõe, possibilitando a educação e o desenvolvimento pessoal e social através do teatro e das artes performativas”.

A sessão de lançamento do livro, que decorreu na Casa da Criatividade foi transmitida online no Facebook, abriu com uma performance via “streaming” da atriz Suzana Borges, numa atuação dedicada ao Festival de Teatro de S. João da Madeira.

O Dia Mundial do Teatro foi também assinalado em S. João da Madeira com a peça “As Artimanhas de Scapin”, pela companhia “Comuna”, para acompanhar através da Sala Online BOL.


PUB

zibiz.net