Site Logo

Criação do 'Centro de Memória da Indústria' de S. João da Madeira motiva concurso de ideias

9-3-2021, S. João da Madeira     536


Palacete do Rei da Farinha será reabilitado para instalação de Centro de Memória da Indústria

O objetivo será escolher o melhor projeto de arquitetura para a instalação, neste imóvel, do Centro de Memória da Indústria da Cidade de S. João da Madeira.

O aviso do concurso foi publicado, esta segunda-feira, em Diário da República, e os candidatos têm um prazo de 60 dias para apresentar uma proposta de arquitetura para o palacete.

Este espaço será convertido num novo ponto de visita do programa do Turismo Industrial de S. João da Madeira, com um centro de exposição e pesquisa da história local e nacional da indústria, cruzando-a com a história do desenvolvimento do concelho, do país e do mundo, acolhendo acervos, documentos e investigadores e disponibilizando toda a informação ao público, no quadro de uma experiência turística e formativa. Também pretende ser um centro onde se perspetivará o futuro da indústria.

A integração do Palacete do Rei da Farinha na oferta no circuito turístico do concelho consolida e promove a oferta já existente, que envolve visitas a empresas vivas em funcionamento, ao Museu do Calçado, ao Museu da Chapelaria, ao Centro de Arte Oliva, ao Centro de Interpretação da Oliva e a outras entidades parcerias do Turismo Industrial.

O próprio edifício, enquanto exemplar arquitetónico do estilo Brasileiro, inserindo-se num conjunto de edifícios do mesmo estilo que existem em S. João da Madeira, constituirá motivo de atração. Esta intervenção vem juntar-se à estratégia da Câmara Municipal em reabilitar o património histórico da cidade, tal como aconteceu com o Palacete dos Condes, que foi integrado no programa governamental Revive e será convertido numa unidade hoteleira.


PUB

zibiz.net