Município de Vale de Cambra vai requalificar a ''Casa do Ribeiro''

4-5-2023, Vale de Cambra     1198


A reabilitação da Casa do Ribeiro, edifício municipal que está localizado no centro da cidade de Vale de Cambra, destina-se a dar corpo ao projeto "Valoriza-te", dos projetos do Plano de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas iniciativa incluída no Plano de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto (AMP).

CÂMARA MUNICIPAL VAI REQUALIFICAR “CASA DO RIBEIRO” A empreitada de obras públicas tem como preço base do procedimento 448.502 euros e o prazo previsto para a execução dos trabalhos de melhoramentos é de 12 meses, tendo o concurso sido já publicado em Diário da República.

O projeto tem como objetivo a criação de uma resposta com vista à promoção da autonomia de pessoas com vivência de problemas de saúde mental na sequência dos quais se encontram afastadas da vida social e do mercado de trabalho, a par da estabilidade emocional e participação social com vista à integração social, familiar, e profissional. O trabalho terá como ponto de partida uma avaliação das capacidades dos indivíduos, dos seus interesses e expectativas e de um trabalho com a comunidade com o objetivo de criar novas oportunidades a cidadãos em situação de maior vulnerabilidade através da adoção de estratégias de inserção social ativas e motivadoras, numa via alternativa ao mercado de trabalho, com enfoque na retoma da vida social e comunitária e no desenvolvimento de competências pessoais.

É um projeto que define como prioridade a doença mental, uma doença perturbadora e silenciosa, associada a um certo estigma, preconceito e discriminação que a pandemia reforçou pela normalização do isolamento, pela quebra da conexão social e relacional e pela dificuldade da comunidade para a compreender e responder através de atitudes e respostas inclusivas.

Prioriza-se a criação de Oficinas Sócio Ocupacionais e Oficinas Terapêuticas que permitam o trabalho psicoeducativo e criativo numa estreita articulação entre os recursos da natureza e a necessidade de uma utilização racional e sustentável dos bens.

Este projeto faz parte das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na AMP - Área Metropolitana do Porto, da Câmara Municipal de Vale de Cambra, um investimento do PRR.


imagem topo
PUB