Hospital de Ovar implementa sistema de reconhecimento de voz no serviço de radiologia

2-2-2023, Ovar     752


O Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (HFZ-Ovar) acaba de implementar o sistema de reconhecimento de voz “Nuance Dragon Medical 360 Network Edition”, que suportará parte significativa da atividade do serviço de radiologia.

O novo sistema – adquirido no âmbito do projeto “Na transformação digital do Hospital do Futuro”, cofinanciado pelo SAMA2020 – “tem o potencial de otimizar o processo de produção de relatos clínicos, reduzindo a carga administrativa dos profissionais, melhorando, consequentemente, a qualidade do serviço e as interações médico-paciente”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.

“A transformação digital que estamos a viver e a aplicação da tecnologia à saúde está a ser responsável por grandes mudanças no setor, melhorando de forma significativa o serviço prestado em várias frentes, sendo este é mais um exemplo. Estas matérias são uma prioridade para o Hospital de Ovar, em harmonia com os objetivos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) neste contexto e da estratégia perseguida com o projeto ‘HOSP: Hospital de Ovar sem papel’ já vencedor do Prémio Saúde Sustentável”, acrescenta.

Segundo a responsável do Serviço de Imagiologia, Salomé Araújo, “esta solução é uma excelente ferramenta de produtividade que permitirá a elaboração de relatórios de exames de uma forma mais rápida e eficaz e com um único interveniente, o médico”.

O sistema de reconhecimento de voz “Nuance Dragon Medical” permite ditar texto em vez de o digitar. É uma solução que funciona usando modelos acústicos e estatísticos sofisticados, adaptando-se, rapidamente, ao utilizador de várias maneiras, familiarizando-se com o som da sua voz, bem como das palavras específicas usadas nos ditados. Ou seja, quanto mais o software é utilizado, mais oportunidades este vai tendo de se adaptar ao utilizador, tanto em termos de acústica quanto de linguagem.

O projeto “Na transformação digital do Hospital do Futuro”, cofinanciado pelo SAMA2020: Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (POCI-05-5762-FSE-000355), pretende imbuir os serviços clínicos e não clínicos de um espírito de melhoria contínua na caminhada da transformação digital.


imagem topo
PUBLICIDADE