Museu do Calçado
Nova exposição convida à reflexão sobre o papel da Mulher e os seus direitos

1-12-2021, S. João da Madeira     518


Foi inaugurada no Museu do Calçado, em S. João da Madeira, a exposição-instalação "Babuchas e as Mulheres", que convida os visitantes a refletirem sobre a temática do papel da Mulher contemporânea e os seus direitos, com um foco especial nas sociedades árabes. Alusiva ao Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher, ficará patente até ao início de abril de 2022.

A abertura ao público desta exposição aconteceu no último sábado, tendo contado com a presença da vereadora da Ação Social e Inclusão da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Paula Gaio, da diretora do Museu do Calçado, Joana Galhano, e da curadora Renata Carneiro, além de várias das artistas participantes e famílias migrantes que se encontram a viver na cidade.

A inauguração teve início com a atuação de elementos do TOJ, grupo de teatro do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, dirigido por Cristina Marques, que fizeram uma versão musicada do poema "Entre-Sons", escrito por Ana Luísa Amaral para o projeto desta exposição-coletiva de 19 artistas portuguesas, espanholas e francesas, que refletem um olhar individualizado sobre a condição feminina árabe.

Como foi referido na sessão de abertura, "Babuchas e as Mulheres" abre caminho à reflexão e ao debate acerca da condição feminina em diferentes sociedades, denunciando atos de violência que se praticam sobre a mulher em nome da lei ou dos costumes e promovendo a coabitação de diferentes formas de estar e de ser, sem imposições ou fundamentalismos.


PUB

zibiz.net