Dia 13 de outubro, em S. João da Madeira
Um roteiro para a 4.ª revolução industrial em debate na Sanjotec

8-10-2021, S. João da Madeira     799


Seminário vai abordar os desafios, tendências e financiamento da Indústria 4.0. Ricardo Banha, Coordenador da transição digital no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) será um dos oradores.

A internet das coisas ou a inteligência artificial são exemplos de conceitos que marcam a revolução industrial em curso e que estarão em foco no seminário “Roteiro para a Indústria 4.0”, que se realiza no auditório da Sanjotec (Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira), no dia 13 de outubro.

O evento, que decorrerá presencialmente, visa sensibilizar as empresas para a introdução nas empresas de tecnologias associadas à chamada 4.ª Revolução Industrial, debater o impacto desses investimentos e os desafios associados, bem como dar a conhecer medidas de financiamento, para além de fomentar momentos de “brainstorming” e “networking” entre os participantes.

O evento contará ainda com uma zona expositiva, em que estarão em destaque algumas empresas e entidades ligadas ao ecossistema Sanjotec e onde decorrerá a apresentação de produtos e demonstrações tecnológicas.

No primeiro momento do dia, realiza-se uma sessão de “networking” e “matchmaking”, com início às 10h00, tendo por objetivo promover a interação e contacto com desafios apresentados por grandes “players” económicos /empresariais da indústria, em áreas chave, aproximando-os da realidade tecnológica de soluções desenvolvidas pelas “startups” do ecossistema Sanjotec, com vista à criação de novos produtos, parcerias e colaborações.


Setor automóvel em destaque

A sessão oficial de abertura do seminário está marcada para as 11h00 e estará a cargo do Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, que é também o responsável máximo da Sanjotec.

O primeiro painel arranca 15 minutos depois, sob o título “Indústria 4.0: Desafios e recomendações”. A moderação será de Martinho Tavares Oliveira, Diretor da Escola Superior Aveiro Norte da Universidade de Aveiro, que terá a seu lado os diretores gerais da COTEC Portugal e da academia de formação profissional ATEC, respectivamente Jorge Portugal e João Carlos Costa, entre outros intervenientes, nomeadamente representantes do Polo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica - TICE.PT, do INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, e da POLISPORT.

O segundo painel acontece já no período da tarde, com início às 14h15 e terá moderação a cargo de Fernando Machado, do Cluster Automóvel de Portugal - Mobinov. Em análise estarão as tendências na indústria automóvel, um setor com grande peso em S. João da Madeira e região envolvente. Para abordar o tema, foram convidados representantes de grupos empresariais como a Volkswagen Autoeuropa, Stellantis, Faurecia e Simoldes.

O último painel temático está agendado para as 16h00 e incidirá sobre as oportunidades o financiamento da Indústria 4.0. João Borga, Administrador Executivo da Agência Nacional de Inovação (ANI), Ricardo Banha, coordenador da transição digital no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e Paulo Cunha, da FNWAY Consulting, serão os oradores.


Participação gratuita, mediante inscrição online

A participação neste evento é gratuita, mediante inscrição prévia através da plataforma online Eventbrite, através de link disponível no site da Sanjotec (www.sanjotec.com). Os trabalhos serão também transmitidos em “livestreaming” para quem pretender assistir à distância.

O seminário é desenvolvido no âmbito do projeto “i4.0 Lead Digital Transformation”, promovido pela Sanjotec, Associação Fraunhofer Portugal Research e Associação de Empresas para Rede de Inovação em Aveiro (Inova-RIA).

O objetivo deste projeto é identificar as condições para o desenvolvimento da indústria no novo paradigma de Economia Digital. Incidindo a sua intervenção na Região Norte e Centro, é cofinanciado pelo COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e União Europeia.

https://www.sanjotec.com/pt/noticias/eventos/roteiro-para-a-industria-40-na-sanjotec-a-13-de-outubro


PUB

zibiz.net