Evento realiza-se nesta quinta e sexta-feira
Jornadas da Educação de S. João da Madeira com perto de mil inscritos na vertente online

1-9-2021, S. João da Madeira     1569


Presencialmente, haverá 130 participantes na Casa da Criatividade, respeitando os limites definidos pelas autoridades de saúde face à Covid-19.

Enquadrada nas atividades que assinalam o início do ano letivo em S. João da Madeira, a 12.ª edição das Jornadas da Educação do concelho abre nesta quinta-feira, 2 de setembro, às 9h30, naquele que é o primeiro de dois dias de reflexão entre investigadores, especialistas , docentes e demais profissionais da educação.

Promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, este evento anual decorrerá sob o lema “Educamos para o futuro”, através da análise de temas relacionados com a educação contemporânea, suas complexidades e desafios para o século XXI.

Tendo em conta as restrições impostas pela Covid-19, as Jornadas da Educação realizam-se em regime “híbrido”, ou seja, presencialmente, na Casa da Criatividade e através de uma plataforma online. No primeiro caso, estima-se a presença de 130 participantes, a que se somam cerca de mil através da internet – as inscrições para seguir o evento a distância ultrapassavam já as 980 no início da semana.

“Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e avaliação externa: relação (im)possível?”, “A avaliação como aprendizagem”, “O tempo escolar e o tempo de aprendizagem: potencialidades e riscos da semestralidade”, “Contributos da neurociência na aprendizagem” e “Impacto das emoções no processo de aprendizagem” serão temas em debate, com a ajuda de diversos especialistas.

Esses quatro painéis serão moderados pelos diretores dos Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira e do Centro de Educação Integral, Ana Magda Jorge, Helena Resende, Mário Coelho e Joaquim Valente. Haverá também lugar para o balanço do projeto de organização semestral do ano escolar em S. João da Madeira através da participação de Marta Abelha e Eusébio André, professores auxiliares da Universidade Portucalense.


Painéis de debate no período noturno

À noite, decorrerão momentos de debate especialmente dedicados aos pais e encarregados de educação. Assim, no dia 2 pelas 21h00 decorrerá o painel “Conversas com… Eduardo Sá”, psicólogo e Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra. A moderação será da responsabilidade de Alberto Santos, membro do Conselho Executivo da Confederação Nacional de Associações de Pais.

No dia 3, pelas 21h00, decorrerá o painel “As emoções das crianças: reatar a liberdade”, moderado pela Vereadora da Educação Irene Guimarães e com a participação de Carlos Neto, professor catedrático na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

O programa do evento pode ser consultado na página do Município de S. João da Madeira na internet (www.cm-sjm.pt).


imagem topo
PUB