Duas mulheres detidas por maus-tratos a idosos em lar ilegal

15-3-2024, Oliveira de Azeméis     1811


A GNR deteve duas mulheres, de 28 e 61 anos, pela prática do crime de maus-tratos a idosos em lar ilegal que funcionava no concelho de Oliveira de Azeméis.

As autoridades procederam à retirada de 14 idosos, com idades compreendidas entre os 72 e os 92 anos, da residencial, que foram realojados em diversas estruturas de acolhimento.

No âmbito de uma investigação que decorria desde janeiro de 2023, “foi possível apurar que as suspeitas eram funcionárias numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas a funcionar em situação ilegal, e que exerciam sobre as vítimas, violência física, verbal, emocional e psicológica, de forma reiterada”, informa o comunicado.

A GNR acrescente que na sequência da investigação, foram cumpridos 18 mandados de busca (três domiciliárias e quinze em veículos) e ainda a dois mandados de detenção.

Além das mulheres detidas, mais cinco pessoas foram constituídas arguidas (três homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 28 e os 70 anos), por estarem ligados à atividade de cuidador de pessoas idosas.


imagem topo
PUB