PUBLICIDADE
Site Logo
Site Logo

Exposição é inaugurada neste sábado, 2 de março
''Um mundo de chapéus'' para ver no Museu da Chapelaria

29-2-2024, S. João da Madeira     1500


Da imensa coleção de cerca de mil chapéus dos cinco continentes que o Museu da Chapelaria acolhe, há uma seleção de 52 que vai estar patente ao público nesse equipamento cultural do município de S. João da Madeira.

A exposição “Um mundo de chapéus” é inaugurada neste sábado, 2 de março, às 17h00, e poderá ser visitada até 30 de junho na Sala dos Usos Sociais do museu.

Aí vai ser possível ver chapéus e outras coberturas de cabeça, em muitos casos provenientes de viagens por diversos pontos do mundo e que, ao longo dos anos, têm sido doados ao Museu da Chapelaria.

São exemplares originários de países como Afeganistão, Espanha, Marrocos, México, Peru, Colômbia, Canadá, Japão, Índia, Finlândia ou Nova Zelândia, entre muitos outros, assim como de várias regiões de Portugal.

Sobre todos esses chapéus há notas informativas, que permitirão aos visitantes ficarem a saber mais sobre esses adereços e sobre a sua história, reforçando a interculturalidade, a compreensão das culturas e sublinhando pontos que as unem.

No fundo, como afirma a diretora do Museu da Chapelaria, Tânia Reis, o uso do chapéu “conta muito sobre cada indivíduo, povo, cultura e civilização”, pois “tem traços de quem o usou e usa, de memórias antigas e novas, em que podemos viajar”.


imagem topo
PUB