Projeto Formação-Ação da AECOA terminou a 30 de abril 2023
Cerca de um milhão de euros para uma centena de PME

30-10-2023, Oliveira de Azeméis     1102


Foram 98 as empresas que aderiram ao projeto Move PME – 2.º Ciclo, executado pela AECOA. Com um investimento de quase um milhão de euros, este programa envolveu cerca de 1500 intervenientes nas mais de duas centenas de ações, com um volume de formação-ação de 70 mil horas aproximadamente.

O projeto Formação-Ação Move PME – 2.º Ciclo da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) apresentou ótimos resultados, tendo em conta os dois primeiros anos de execução, que ficaram marcados por uma conjuntura pandémica, que não poupou ninguém, muito menos as empresas. Para além disso, a sua dimensão – inicialmente para 90 PME – vislumbrou-se, desde cedo, como um enorme desafio para esta Associação Empresarial, tornando-se o maior programa que já teve entre mãos, nomeadamente ao nível do investimento envolvido, que ascendeu a quase um milhão de euros.

Com o seu encerramento oficial a 30 de abril último, o tempo é de balanço, um balanço de facto positivo. Este projeto conseguiu envolver mais oito empresas do que as previstas em sede de candidatura, alargando a sua intervenção a um total de 98 PME do que resultou mais de 220 ações, distribuídas por quatro grandes temáticas: Economia Digital (35 empresas aderentes), Organização e Gestão (30), Sistemas de Gestão (21) e Capitalizar: Otimização de Recursos Financeiros (12). Contas feitas, o projeto Move PME – 2.º Ciclo envolveu mais de 1500 intervenientes nas ações de Consultoria e de Formação, entre os quais gestores e quadros superiores das unidades empresariais que aderiram ao programa, cuja entidade promotora é AECOA e o Organismo Intermédio (OI) é a Associação Industrial Portuguesa (AIP) / Câmara de Comércio e Indústria, com sede em Lisboa. Importa referir, também, que os índices de volume de formação previstos foram praticamente atingidos com as 70 mil horas de formação-ação ministradas por um conjunto de consultores/formadores com muitos anos de experiência, selecionados da Bolsa de Consultores/Formadores desta Associação Empresarial. O Projeto Formação – Ação MOVE PME – 2.º Ciclo é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 924.718,96 euros, dos quais 832.247,06 euros são provenientes do Fundo Social Europeu (FSE).

PT 2030 prevê projetos deste tipo

A Formação-Ação é uma metodologia de capacitação empresarial, que articula a Consultoria individualizada e a Formação on-the-job (na própria empresa), tendo ainda uma componente formativa interempresas (entre várias empresas), com vista ao desenvolvimento de competências dos gestores e quadros superiores, entre outros colaboradores, e consequente aumento da competitividade das PME.

Apesar do momento ser ainda de contas finais para os vários projetos que a AECOA promoveu apoiados pelo Portugal 2020, a preparação para as novas candidaturas é uma preocupação premente da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis, que se mantém atenta aos diversos Avisos que vão saindo no âmbito do Quadro Comunitário Portugal 2030 (PT2030). Este põe em prática o Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia para aplicar 23 mil milhões de euros dos fundos europeus em projetos que estimulem e desenvolvam a economia portuguesa, entre 2021 e 2027.

Tudo indica que o PT2030 integre também programas do tipo Formação-Ação, dirigidos à gestão de topo, apresentando, no entanto, algumas nuances diferenciadoras em termos de enquadramento e execução.


imagem topo
PUB