Arouca acolhe Encontro Internacional de Gestão de Museus e Monumentos

6-2-2023, Arouca     1218


De 10 a 12 de fevereiro, o Mosteiro de Arouca vai acolher o Encontro Internacional de Gestão de Museus e Monumentos para debater os “Modelos de Gestão de Museus e Monumentos”, promovido pelo ICOM - Portugal, pelo INTERCOM e pelo Mosteiro de Arouca.

“Conceitos, desafios, certezas e interrogações”, “Alcance, fronteiras e limites concetuais; vantagens e desvantagens operacionais” e “Múltiplas experiências para que objetivos estratégicos?” são os três temas deste encontro que tem como oradores profissionais e decisores da área da gestão e da museologia em Portugal e além-fronteiras. Contará ainda com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, que presidirá à sessão de abertura do encontro.

Sobre a importância deste evento, um dos mais relevantes a nível nacional e internacional para o setor, Agostinho Ribeiro, coordenador do Mosteiro de Arouca, sublinha que “a mudança a que o mundo está sujeito obriga a uma permanente adaptação às novas circunstâncias e exigências, pelo que estes espaços devem adotar modelos de gestão mais modernos e próximos da realidade atual e que estarão em discussão neste encontro”.

O Mosteiro de Arouca, cujo edifício atual data dos séculos XVII/XVIII, encontra-se sob a gestão tripartida de três entidades: a Direção Regional de Cultura do Norte, o Município de Arouca e a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, um modelo inovador e sem paralelo no atual cenário de gestão e administração da cultura, assumindo assim um papel experimental que poderá vir a ser replicado noutros monumentos nacionais.

Este encontro conta ainda com o apoio da Associação Portuguesa de Museologia e da Associação Geoparque Arouca, sendo certificado para professores de todos os grupos disciplinares.


imagem topo
PUB