CHEDV junta-se às celebrações do Dia Mundial da Hipertensão Arterial

19-5-2022, Região     653


Unidade da Consulta de Hipertensão Arterial Sistémica do CHEDV realizou rastreios através da medição da pressão arterial a utentes e profissionais de saúde.

Para assinalar o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, que se celebra a 17 de maio, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) desenvolveu uma série de iniciativas com o objectivo de aumentar a literacia em saúde sobre esta doença que atinge 42% da população portuguesa e que que é o principal factor de risco para ocorrência de Acidente Vascular Cerebral (AVC), principal causa de morte em Portugal.

Para alertar para esta doença, a Unidade da Consulta de Hipertensão do CHEDV, realizou mais de 100 rastreios e divulgou material informativo sobre a Hipertensão Arterial a utentes e a profissionais de saúde. Para Heloísa Ribeiro, Coordenadora Unidade da Consulta de Hipertensão Arterial Sistémica do CHEDV, " esta iniciativa, que esperamos continuar a desenvolver no futuro em conjunto com outras actividades, foi um motivo de grande satisfação profissional para Médicos, Enfermeiros e Alunos envolvidos, tal como para os utentes que aderiram".

Simbolicamente, foi publicado no Journal of Human Hypertension o artigo “2022 World Hypertension League, Resolve To Save Lives and International Society of Hypertension dietary sodium (salt) global call to action”, que tem como co-autor Fernando Pinto, médico da Unidade da Consulta de Hipertensão Arterial Sistémica do CHEDV.

Integrado na semana da Hipertensão Arterial, organizada pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, que decorrerá exclusivamente online, o CHEDV contará com a participação nas sessões a realizar de Heloísa Ribeiro (Coordenadora Unidade da Consulta de Hipertensão Arterial Sistémica do CHEDV), Fernando Pinto (médico da Unidade da Consulta de Hipertensão Arterial Sistémica do CHEDV) e Sandra Faria (Serviço de Nutrição do CHEDV).


imagem topo
PUB