Projeto "Pequenos Cientistas Sanjoanenses"
Dias Abertos da Ciência nas escolas de S. João da Madeira

18-5-2022, S. João da Madeira     539


No âmbito do projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, a Câmara Municipal de S. João da Madeira, através da sua Divisão de Educação, está a promover, em cada escola do 1.º ciclo e do pré-escolar da rede pública, os “Dias Abertos da Ciência”.

Todos os alunos destes níveis de educação e ensino participam nestas atividades, agendadas de 16 a 27 de maio, cada dia numa escola diferente, sendo levadas a cabo pelas professoras de ciências contratadas pelo Município.

Na passada segunda-feira, a vereadora da Educação da autarquia sanjoanense, Irene Guimarães, acompanhou o início destes “Dias Abertos da Ciência”, tendo destacado a importância do projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, que constitui um complemento da área curricular disciplinar do Estudo do Meio.

“O objetivo principal é desenvolver atividades educativas e de entretenimento em vários campos do conhecimento científico, tecnológico e social”, assinala a vereadora, adiantando que, dessa forma, é dado um contributo “para que os alunos compreendam, progressivamente, que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas de pensar mais associados ao caráter investigativo”.

As atividades propostas são revestidas de caráter prático e experimental, ajudando o aluno a compreender e a interiorizar os conceitos trabalhados ao longo do ano letivo. Proporciona-se assim a oportunidade de desenvolverem saberes e competências que lhes permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e cidadania ativa.

O programa “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” é desenvolvido por técnicos superiores das áreas da Biologia, Geologia, Ciências da natureza, Física e Química, contratados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira.


imagem topo
PUB