Município de S. João da Madeira instala fragmento do Muro de Berlim na envolvente à Oliva Creative Factory

10-11-2021, S. João da Madeira     1863


Intervenção foi concretizada esta terça-feira, 9 de novembro, data em que se assinalaram os 32 anos da queda dessa barreira que marcou a divisão da Alemanha e da Europa em dois blocos.

Na terça-feira desta semana, 9 de novembro, data em que se assinalaram os 32 anos da queda do Muro de Berlim, foi concluída a instalação, na envolvente à Oliva Creative Factory (OCF) e ao Centro de Arte Oliva, de um fragmento dessa barreira física que, a seguir à segunda guerra mundial e durante 28 anos, marcou a chamada "Guerra Fria" e a divisão da Alemanha e da Europa em dois blocos.

A peça, doada ao Município de S. João da Madeira pelos colecionadores de arte sanjoanenses José Lima e Norlinda Lima, pode ser apreciada pelo público em geral em frente a uma das paredes exteriores da OCF, junto ao passeio pedonal entre esse edifício e o parque de estacionamento local.

Esta é "uma peça que traz para S. João da Madeira uma dimensão muito importante da história ocidental", sublinha o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira. "A união da Alemanha e a conquista da Liberdade são aspetos fundamentais da construção europeia, e é muito relevante que a nossa cidade tenha um marco raro nesse processo", sublinha o autarca.


imagem topo
PUB