Parceria entre os dois municípios
Exposição de chapéus e de leques abre em simultâneo em S. João da Madeira​ e em Lisboa

23-6-2021, S. João da Madeira     664


Para ver, a partir desta sexta-feira, no Museu da Chapelaria, no Museu Nacional do Traje e Loja de Lisboa-Capital Verde Europeia.

Abre ao público nesta sexta-feira, 25 de junho, uma nova exposição resulta de uma parceria estabelecida entre as câmaras municipais de S. João da Madeira e de Lisboa. "Do chapéu e do leque: função e simbolismo" pode ser visitada, na capital do país, no Museu Nacional do Traje e na Loja de Lisboa-Capital Verde Europeia, assim como no Museu da Chapelaria. Essa importante ação de promoção de S. João da Madeira foi formalizada através da assinatura de um protocolo entre as duas autarquias e vai concretizar-se no âmbito da programação de Lisboa-Capital Verde Europeia. A inauguração formal – que não contará com público, devido à pandemia da Covid-19 – acontecerá no Museu Nacional do Traje, em Lisboa, estando prevista a presença de autarcas de ambos os municípios, responsáveis de organismos culturais e diretores das instituições que organizaram e acolhem a exposição.

Primeira exposição conjunta

“Pela primeira vez, as coleções do Museu da Chapelaria e do Museu Nacional do Traje reúnem-se numa exposição que procurará apresentar alguns dos mais singulares e requintados leques, chapéus, toucados e acessórios de cabeça de mulher, homem e criança usados em todo o mundo”, lê-se na sinopse desta mostra.

“Criados para servir como meio de proteção ou armas, utilizados como meio de comunicação e afirmação social, cobiçados como objetos de design ou verdadeiras obras de arte, o chapéu e o leque representam uma importante parte da diversidade cultural das sociedades do mundo”, como sublinham as entidades organizadoras da exposição, que estará patente até ao próximo mês de outubro.


PUB

zibiz.net