Oliveira de Azeméis lança inquérito para 1º Bairro Comercial Digital. Arouca tem candidatura aprovada
Oliveira de Azeméis está a desenvolver um inquérito junto dos consumidores. Quer identificar os principais problemas e potencialidades no comércio tradicional local e criar um Bairro Comercial Digital. O objetivo: qualificar e revitalizar o comércio tradicional local, melhorar a experiência de consumo e estimular o empreendedorismo de base digital.
Após o inquérito, o município quer candidatar o seu projeto, enquadrado nos apoios do Plano de Recuperação e Resiliência, promovido pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, que tem uma taxa de financiamento de 100%.
O inquérito decorre até ao próximo domingo e está disponível online no site do município.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeaCeF9aa5CfxFJT5ruiolrrQQ4ZI6giDk7348CviI7zVzapA/viewform
A Câmara de Arouca já tem aprovada a sua candidatura. Tem prazo previsto de execução até 2025 e visa estimular e projetar o comércio e serviços, fomentar a transição digital e a aposta em novos modelos de negócio.
O projeto do município de Arouca inclui infraestruturas e serviços digitais de apoio à transição digital das empresas do concelho. Chamou-lhe “Arouca + Digital” e prevê a criação de uma plataforma de comercialização digital – Marketplace – digital do Bairro, disponibilização WiFi gratuito, criação de página web e aplicação móvel comercial, implementação de quiosques digitais, solução Smart Parking, bem como a implementação de um serviço colaborativo de entrega de encomendas.
Este projeto foi apresentado pelo Município de Arouca em consórcio com AECA, ADRIMAG e AGA – Associação Geoparque de Arouca à primeira fase do aviso de candidaturas e poderá, agora, ser submetido a uma segunda fase com incorporação de possíveis ajustamentos e melhorias.